segunda-feira, 25 de maio de 2009

Administrador de Sucesso

Para crescer tem que amadurecer começando pelo reconhecimento da própria imperfeição e limitação. O mundo é uma grande tentativa de demonstração e convencimento de quem e do que pode ser melhor, aonde pessoas e negócios se fundem para uma corrida, que por mais estúpida que seja, deverá responder com fatos e fotos no dia a dia da nossa existência.
A conquista leva-nos a uma sensação de donos do destino, distribuída entre o prazer e a remuneração compatível, mas nossa real independência está no dominar a arte de transformar oportunidades de conexões em ligações dependentes.
O que integra uma rede de negócios é o grau de necessidade a ser estabelecido entre as partes. A magia desse estreitamento depende do como articularmos nossa experiência para extrair transparência entre o que se quer obter e o que se pode oferecer, acima do pão com manteiga tradicional das operações e serviços.
Colhemos pelo resultado do como trabalhamos para dotar de garantias e seguranças as nossas intenções estratégicas, incluindo planos, fases e mobilidades.
Nesse sentido, todos os apoios que conseguirmos para as integrações serão fundamentais para as garantias das execuções. As conquistas dos apoios (meios internos e externos) vêm do entendimento que os caminhos propostos sejam percebidos, longe de serem ditados, como meios facilitadores aos avanços de todos.
Rotas são caminhos formados e construídos por um fluxo continuo de pessoas que concordam entre si pelo que está sendo criado. Mais do que a palavra “parceria” devemos completar seu conceito com a praticidade das formas do como a desenvolvemos, inserindo e aceitando as contribuições importantes do conjunto em relação ao tema, sua adequação e riquezas de equações, para que as necessidades sejam de fato oportunidades de realizações.
Do ponto de vista do administrador, as ferramentas básicas para o sucesso empresarial não são técnicas. Na minha opinião, o gestor deve inicialmente buscar na caixa da simplicidade as seguintes ferramentas:
Bom senso. Geralmente funciona muito bem e há milhares de anos sobrevive aos modismos e teorias de administração.
Estratégia. Como já disse o poeta, “Não há bons ventos para quem não sabe para onde quer ir!”. Estratégia clara e bem elaborada deve ser utilizada e comunicada para todos os elementos da organização, de modo a fornecer um dos direcionadores principais para as atividades da empresa. A gestão estratégica é uma boa ferramenta, pois fornece à empresa o controle sobre a estratégia e possibilita efetuar correções de curso quando necessário.
Liderança. É exercida pelo exemplo. Mais do que falar que sabe, mais do que ter MBA ou muitos anos de experiência, as pessoas realmente devem demonstrar o caminho a ser seguido pelos atos diários, com ética, disciplina, determinação e responsabilidade. Assim se cria uma liderança legítima e duradoura.
Ética e responsabilidade. Uma dupla que sempre vem a calhar no mundo empresarial. Pode agregar valor para os indivíduos e organizações de maneira efetiva e criar um círculo virtuoso capaz de alavancar o crescimento da empresa em diversos níveis (econômico, organizacional, imagem, marca).
Comunicação eficaz. Como a empresa é composta de diversas pessoas, a comunicação é essencial para que todos estejam sempre alinhados com os objetivos corporativos. É importante também que a empresa tenha sempre o feedback dos colaboradores para corrigir eventuais desvios de curso.
Trabalho em equipe. Com uma liderança pelo exemplo nos moldes da ética e responsabilidade, o trabalho em equipe geralmente tem um ambiente propício para se desenvolver de maneira efetiva.
Mais importante do que um bom roteiro (planejamento), é necessário ter um bom elenco. Através da seleção e desenvolvimento de pessoal a empresa busca as pessoas corretas para compor um grande time, onde diversas equipes devem se mobilizar em prol do sucesso coletivo e do sucesso individual, ambos duradouros.
Gestão pelo caixa. Se não gerar caixa, não gastar. Planeje os gastos e receitas de forma a manter a empresa em linha com suas reais possibilidades.
Informações e conhecimento empresarial. Recursos de informática e O&M (organização e métodos) devem ser usados de maneira efetiva, visando a simplicidade e usabilidade. Relatórios simples, apenas com as informações necessárias, auto–explicativos. Sistemas de informática devem se complementar de maneira harmoniosa. Tendo a informação simples e essencial à disposição, as pessoas podem então transformar informações em conhecimento empresarial, que poderá alavancar a gestão estratégica da empresa de maneira efetiva.
Melhoria contínua. Tendo em vista que algo sempre pode ser melhorado, o desafio é transformar a melhoria contínua numa prática comum, desenvolvendo em todos os colaboradores o hábito de inovar sem no entanto criar uma obsessão corporativa.
Por último, tão importante quanto tudo o que dissemos acima, é fazer o que se gosta e gostar do que se faz. O administrador, as pessoas e a empresa devem ter a vocação para as atividades que desenvolvem; sem isso o que seria uma simples rotina de trabalho e crescimento pessoal e profissional pode ser tornar um exercício de tortura e dificuldades constantes.
Não há uma receita ou um modelo definitivo a ser adotado. Existem, é claro, outras ferramentas e conceitos. Mesmo os conceitos acima podem ser alocados de maneiras diferentes em diferentes organizações conforme o bom senso e a necessidade.
O objetivo final de todo administrador deve ser o desenvolvimento da organização e dos indivíduos, de maneira ética e duradoura. Ele deve agregar valor para os indivíduos, a organização, o segmento em que atua e para o país, criando um circulo virtuoso, criando empregos e contribuindo para a melhoria do ecossistema global do qual fazemos parte.
Marcellus Bruno

Direito do Consumidor

A lei que criou o Código de Defesa do Consumidor, em 1980, trouxe uma série de benefícios para garantir que os cidadãos brasileiros tenham seu direitos e deveres garantidos ao realizar uma compra ou pagar por um serviço. Para garantir a fiscalização e o cumprimento dessas leis, foi criado o Órgão de Defesa do Consumidor (Procon), que no Acre foi criado no dia 19 de julho de 2000, ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos
Quais são os direitos do CONSUMIDOR?
Todas as pessoas são consumidoras de bens e de serviços. A Lei nº 8.078, de 11/09/90, em vigor desde 11/03/91, protege e defende o consumidor. Ao contratar um serviço, exija a NOTA FISCAL ou RECIBO que prove a quantia paga, o serviço feito, a data, o nome completo da pessoa, o serviço, o número da cédula (Carteira de Identidade) do CPF, assinatura do responsável. Caso o serviço apresente defeitos, você terá onde e como reclamar e ser respeitado como consumidor.
A lei atual é conhecida como o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC).
Por exemplo, você sabia que, numa compra que você faz por telefone, por fax, pelo reembolso postal (fora do estabelecimento comercial do vendedor) você tem 07 (sete) dias para devolver o produto, se o mesmo não for aquilo que você pensava que fosse, sem qualquer despesa?
E se você já pagou?
Terá direito de receber, integralmente, todo o seu dinheiro de volta.
A lei é boa, mas você precisa conhecê-la!
Qual o prazo para reclamações?
O prazo para reclamar de um defeito em produto comprado é de 30 dias, se o bem não for durável (bens de pouca durabilidade; ex.: alimentos), é de 90 dias, se o bem for durável, (eletrodoméstico, por ex.), se o defeito for aparente.
Se você só percebeu o defeito depois de certo tempo, diz-se que o defeito estava oculto. O prazo para reclamação será também de 90 dias, contado a partir da data em que o defeito for encontrado e reclamado, para os bens duráveis, e, de 30 dias, para os bens não duráveis, a partir do momento da constatação do defeito.
Se um bem causar dano ao seu comprador, este tem o prazo de 5 anos para ajuizar a ação de indenização ou reparação de danos, contado da data da compra.O que é Orçamento Prévio?
O orçamento solicitado tem validade de preço e condições num período de 10 dias. Este orçamento tem o nome de prévio, é gratuito e você só o pagará se concordar com o contrato feito pelo comerciante, e vale para fornecimento de bens e de serviços.Como se faz um contrato?
Em letras em tamanho que facilite a leitura e a interpretação. Se você tiver assinado um contrato que Ihe proíba o direito de reclamar, se for preciso, deverá fazê-lo.
Dívida
Se você deixar de pagar uma dívida, uma prestação no prazo estipulado, a multa não poderá ser superior a 2%. Se um estabelecimento comercial faz propagandas, prometendo "mundos e fundos", deverá cumpri-los, desde que você apresente documentos, papéis, jornais, folhetos onde constem as referidas propagandas.
Recibo
Quando você assina aquela parte destacável da NOTA FISCAL, comprovando o recebimento da mercadoria, significa dizer que, se após verificar o produto, constatar que o mesmo se apresenta defeituoso, você continua com o direito de reclamar o conserto ou a sua substituição. Se você comprou um objeto que deveria ter tais funções e, após adquiri-lo, o mesmo mostra o contrário, você deve ir à loja onde esse objeto foi comprado, e exigir o conserto. Se não for possível consertá-lo, exigir um novo objeto.Onde reclamar?
No PROCON (Programa de Proteção e Orientação ao Consumidor), que tem a finalidade de prestar informações, orientando e conscientizando o Consumidor sobre seus direitos e deveres, promovendo também o encaminhamento de reivindicações, consultas, reclamações ou sugestões aos organismos competentes.

Seja um cidadão atualizado!
Conheça seus direitos para ser respeitado.
A Prova
o direito, há uma máxima que diz: "O ônus da prova compete a quem alega. Isto significa que, se eu disser que alguém me deve, sou eu quem deve provar que esse alguém me deve.
A sociedade conjugal se extingue com a morte de um dos cônjuges, pela nulidade ou anulação do casamento, pela separação judicial ou pelo divórcio.
No Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), esta lei auxilia a parte mais fraca, o consumidor, que deverá provar que comprou (nota fiscal) um bem ou contratou (recibo) um serviço. Mas quem vai ter de provar que o bem não apresenta defeito, nem o serviço prestado se apresenta defeituoso será o fornecedor e o prestador de serviços.
Direitos Fundamentais do Consumidor
Direito à segurança:
garantia contra produtos ou serviços que possam ser perigosos à vida ou à saúde.Direito à escolha:
opção entre vários produtos ou serviços com qualidade satisfatória e preços competitivos.Direito a ser ouvido:
Pos interesses dos consumidores devem ser levados em consideração pelos governos, no planejamento e execução da política econômica.Direito à indenização:
reparação financeira por danos causados por produtos ou serviços.Direito à educação para o consumo:
meios para o cidadão exercitar conscientemente sua função no mercado.Direito a um meio ambiente saudável:
defesa do equilíbrio ecológico para melhorar a qualidade de vida agora e preservá-la para o futuro.Direito à informação:
conhecimento dos dados indispensáveis sobre produtos ou serviços, para uma decisão consciente..
Todos esses direitos são reconhecidos mundialmente pela ONU (Organização das Nações Unidas).

04. A “Lista Negra” das práticas comerciais
A directiva comunitária das práticas comerciais desleais veio harmonizar esta matéria na Europa e criou uma "Lista Negra" que contém as práticas consideradas desleais em quaisquer circunstâncias e, por isso, proibidas independentemente de qualquer outro facto.
Esta lista apenas pode ser alterada ao nível da UE, por revisão da Directiva.
Que práticas são proibidas nesta lista? Damos em seguida alguns exemplos:
• Códigos e marcas de confiança O vendedor diz ser signatário de um código de conduta ou detentor de certificação ou marca de de qualidade não o sendo ou afirma falsamente que o produto foi aprovado por um organismo público ou privado.
• Publicidade-isco Um comerciante publicita um produto por um preço inferior ao praticado no mercado sabendo que não tem condições para o cumprir, por por exemplo não dispor do produto em quantidades suficientes à procura previsível.
• Isco e troca Propõem-lhe a aquisição de um produto a um determinado preço, atractivo, recusando depois o seu fornecimento com intenção de promover um produto diferente.
• Oferta especial, só hoje! Declarar falsamente que o produto estará disponível apenas durante um período muito limitado ou que só estará disponível em condições especiais para obter uma compra imediata e privar os consumidores da reflexão necessária a uma decisão esclarecida.
• Acções de marketing em português, serviço pós-venda em sueco Um vendedor compromete-se a fornecer um serviço de assistência pós-venda ao consumidor, comunicando sempre com ele em português, e depois assegura este serviço apenas em sueco, sem nunca ter informado o consumidor deste facto.
• Publicitar produtos cuja venda é proibida
• “Especialmente para si” Um vendedor anuncia como oferta especial o facto de dar ao consumidor dois anos de garantia sobre o produto, quando este é um direito legalmente reconhecido.
• Publi-reportagens: “Mensagens cruzadas” O vendedor financia uma reportagem sobre as praias de Portugal onde se diz que as pranchas de surf que ele produz são as melhores.
• Representação exagerada dos riscos Um vendedor de alarmes para habitação divulga falsos estudos de criminalidade com a intenção de levar os consumidores a adquirirem os seus alarmes.
• Engodo: “Marca reputada ou talvez não?” Um comerciante que promova um produto parecido ao produzido por um fabricante reputado, levando deliberadamente o consumidor a pensar que o produto é fabricado pela mesma empresa.
• Esquemas de Pirâmide Levar o consumidor a aderir a um esquema de venda em rede, em que quem queira aderir tem de pagar uma quantia de entrada, desproporcionada em relação ao valor dos materiais de marketing recebidos ne em que a fonte principal de rendimento é atingida através do recrutamento de outras pessoas para a rede.
• Falsos anúncios de liquidação de stocks.
• Como ganhar a lotaria Alegar que os produtos podem aumentar as possibilidades de ganhar nos jogos de azar.
• Milagroso! Alegações falsas ou não comprovadas acerca da capacidade curativa de produtos. • Informação de mercado Um vendedor anuncia falsamente que determinado produto vai esgotar devido às quebras na sua produção, levando o consumidor a adquiri-lo por um preço superior ao do mercado.
• Você ganhou um prémio” Declarar que se organiza um concurso ou uma promoção com prémio sem entregar os prémios descritos ou um equivalente razoável.
• “Grátis” Descrever um produto como “grátis”, “gratuito”, “sem encargos” ou equivalente, mas depois condicionar a sua entrega à aquisição de outros produtos.
• Produtos não encomendados Envio de factura na publicidade a um produto dando ao consumidor a impressão do produto ter sido encomendado quando tal não aconteceu.
•Consumidor ou profissional? Um vendedor profissional finge ser um particular para convencer o consumidor a adquirir um produto.
• “Garantia Europeia” O vendedor dá a falsa impressão de que o serviço pós-venda relativo ao produto está disponível em países diferentes do local de compra.
• Venda forçada O vendedor cria a impressão de que o consumidor não poderá deixar o estabelecimento sem que antes tenha sido celebrado um contrato.
• Venda ao domicílio agressiva Um vendedor visita o consumidor em sua casa, ignorando o seu pedido para que saia e insistindo permanentemente para que o consumidor compre o produto.
• O telefone não pára Fazer solicitações persistentes e não solicitadas, por telefone, fax, e-mail ou qualquer outro meio de comunicação.
• Cancelamento impossível Tentar dissuadir o consumidor de exercer os seus direitos não atendendendo o telefone de contacto, exigir a apresentação de documentos em prazos impossíveis de cumprir ou deixar sistematicamente sem resposta correspondência pertinente.
• "Pede ao teu pai" Anúncios publicitários que instiguem as crianças directamente a comprar um produto ou a convencerem os pais ou outros adultos a comprar-lhes os produtos anunciados.
• Bens não solicitados Exigir o pagamento, a devolução ou a guarda de produtos fornecidos pelo profissional que o consumidor não tinha solicitado.
• Pressão emocional Um vendedor tenta convencer o consumidor a adquirir um produto dizendo que de outra forma será despedido.
• Ganhou um prémio! Transmitir a falsa impressão de que o consumidor ganhou ou vai ganhar um prémio ou outra vantagem quando o recebimento do prémio implica, para o consumidor, o pagamento de uma quantia.
05. Que direitos?
Caso o consumidor tenha sido induzido a comprar através de uma prática considerada desleal, porque limitativa da sua liberdade de decisão, poderá exigir que tal contrato seja considerado inválido.
Assim, o consumidor dispõe de um ano para desistir da compra e ser ressarcido do que pagou.
Não obstante, qualquer pessoa pode intentar uma acção inibitória para prevenir, corrigir ou fazer cessar as práticas comerciais desleais, bem como requerer medidas cautelares e submeter a questão à autoridade administrativa competente.
Com efeito, a lei prevê a aplicação de coimas aos profissionais que usem este tipo de técnicas. Assim, quem for alvo de uma prática agressiva ou enganosa, dever-se-á queixar à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Se estiverem em causa instituições bancárias, valores cotados em bolsa ou seguros a denúncia deve seguir, respectivamente, para o Banco de Portugal, para a Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários ou para o Instituto de Seguros de Portugal, respectivamente. Nos sectores da água, luz e gás e das telecomunicações, é o respectivo regulador que deverá fiscalizar o cumprimento das normas. Estas autorida des administrativas podem ordenar medidas cautelares de cessação temporária de uma prática comercial desleal ou determinar a proibição prévia de uma prática comercial desleal iminente.
Veja lista de lojas online que aplicam golpes em consumidores
Muito cuidado ao efetuar suas compras via internet.
Abaixo segue uma lista de lojas online não confiáveis.
Aí vai a relação das lojas que estão na Internet relacionadas a golpes online: os preços são altamente competitivos, exigem deposito antecipado e pedem de 15 a 20 dias para entregar a mercadoria.
Tempo suficiente para aplicar o golpe e lesar milhares de pessoas.
A maior quadrilha age em Araçatuba, SP e a polícia não investiga esses crimes.
Acabaram de sumir com o site www.eletrosampa.com.br , após haver lesado milhares.
Digite o nome eletrosampa no google e veja você mesmo. Aí vai a lista de lojas de quadrilhas, tenham muito cuidado:
01- ascomputadores.com.br02- atamicro.com.br03- atashop.com.br04- atualmicro.com.br05- audy.com.br06- belashop.com.br07- birishop.com.br08- bondcompras.com.br09- buskofertas.com.br10- claudilivros.com.br11- clicmicros.com.br12- compuserveinfo.com.br13- computecnet.com14- computronics.com.br15- cristalshop.com.br16- cyberfast..com.br17- ddshop.com.br18- devairgames.com.br19- digitalpcs.com.br20- ecportal.com.br21- eletromicro.com.br22- eletrototal.com.br23- euronote.com.br24- fiveshop.com.br25- futuracomputadore s.com.br26- galeriashop.com.br27- insidecomputers.com.br28- kaled.com.br29- kapella.com.br30- katoecia..com31- lehugo.com.br32- litetelecom.com.br33- matrixshop.com.br34- maxisound.com.br35- microata.com.br36- microfest.com.br37- multishopcompras.com.br38- navegantes.com.br39- netmicros.com.br40- netstart.com.br41- nikishop.com.br42- notestar.com.br43- oferta10.com.br44- pcihouse.com.br45- pcishop.com.br46- pcvitrine.com.br47- perfumesreal.com.br48- portalmicro.com.br49- ravelnet.com.br50- rgsuprimentos.com.br51- saturtec.com.br52- shopamerica.com.br53- shopsummer.com.br54- viaclic.com.br55- digitalplay.com.br
Quem for um pouco mais atento, verificará facilmente algumas coincidências ‘incríveis’ que acontecem com todos esses sites. Aliás, depois de ler esse texto, acho que eles vão mudar a forma como fazem os sites..Observem que todas lojas têm uma seção chamada ‘confirmação de pagamento’.
Vejam como as seções dessas lojas são incrivelmente iguais (apenas lojas da lista de Araçatuba e Birigui):Acredito que todas lojas da quadrilha citadas na lista possuem o mesmo formulário. Verifiquem a ordem dos campos para preenchimento do comprovante de pagamento, sempre igual:
1- Nome2- E-mail3- Número do pedido4- Data do pagamento5- Forma de pagamento utilizada6- Deixe alguma observação sobre o pagamento7- Valor Depositado / pago8- Selecione: Integral / Referente ao frete
Cada loja virtual tem seu padrão para fazer esses formulários, é impossível ser todas iguais, como essas são. Isso é mais uma prova como TODAS essas lojas são da mesma quadrilha.
Não se deixem iludir pela argumentação convincente desses representantes da Cyberfast.Ele está apenas querendo fazer com que nós sejamos iludidos e idiotamente enganados.
Eles colocam um mediador no fórum (com certeza um deles) e assim convencem os consumidores.
Pesquisas realizadas recentemente demonstram que o Brasil é um dos países que mais recebem ataques de hackers, com o intuito de fraudar usuários da internet,principalmente aqueles que acessam com freqüência sites de bancos.
Por isso, quando for fazer uso dos serviços bancários pela internet, siga as 3 dicas abaixo para verificar a autenticidade do site (talvez você possa acrescentar uma outra dica…):
1 - Minimize a página: se o teclado virtual for minimizado também, está correto, no entanto, se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata! Não tecle nada.
2 - Sempre que entrar no site do banco, digite sua senha ERRADA na primeira vez . Se aparecer uma mensagem de erro significa que site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não tem como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.3 - Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página parece o ícone de um cadeado. Clique 2 vezes sobre esse ícone e uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apena s uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que você jamais seja vítima de fraude virtual.
Saiba como verificar a autenticidade de um site antes de utilizá-lo
Prosseguindo sobre as dicas para evitar as fraudes na Internet que listei na semana passada, apresento uma excelente informação fornecida pela Bisa Software sobre como ter certeza que o site que você está acessando é verdadeiro
Uma pesquisa realizada recentemente demonstra que o Brasil é um dos países que mais recebem ataques de hackers, com o intuito de fraudar usuários da internet, principalmente aqueles que acessam com freqüência sites de bancos.
Por isso, quando for fazer uso dos serviços bancários pela internet, siga as três dicas abaixo para verificar a autenticidade do site:
1 - Minimize a página. Se o teclado virtual for minimizado também, está correto. Se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata! Não tecle nada.
2 - Sempre que entrar no site do banco, digite sua senha ERRADA na primeira vez . Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não tem como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.
3 - Sempre que entrar no site do banco verifique se no rodapé da página se aparece o ícone de um cadeado, além disso, clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.

domingo, 10 de maio de 2009

Como administrar seu dinheiro?

Uma boa educação financeira fará com que uma pessoa saiba gastar seu dinheiro sem problemas. Para isso é necessário que se ensine a poupar e a não precisarem de ajuda de terceiros para liquidarem dívidas.
A falta de uma educação financeira pode trazer problemas tanto financeiros quanto emocionais, pois a falta do mesmo traz sentimentos de inferioridade e de insegurança diante de outras pessoas que estão financeiramente bem.
A pessoa se sente deixada de lado por não ter dinheiro e às vezes sente que somente o mesmo o faz importante. Que sem ele as pessoas não sentem sua falta e nem o desejo de tê-la por perto.
Ser educado financeiramente é planejar a vida e realizar o que se deseja com consciência e prazer; é saber gastar dinheiro sem que seus gastos possam comprometer títulos e poupança; é não se preocupar com o dinheiro; é identificar e aproveitar oportunidades que apareçam; é fazer investimentos com baixos riscos ( já que não há investimentos 100% seguros).
Para abrir uma empresa, por exemplo, é necessário que se saiba um pouco de matemática financeira pelo fato de poder administrar seu negócio e ter controle de despesas e de entradas.
O primeiro passo para sempre ter dinheiro é administrar corretamente seus ganhos e gastos. A receita é simples, se ganho > gasto, você sempre tem dinheiro. Se você já está devendo faça um plano onde você possa dedicar uma porcentagem do seu pagamento para pagar a dívida. Por exemplo, se você precisa pagar 100 reais por mês e ganha 1000 reais por mês, a partir de agora pense como se ganhasse só 900.
Não tem jeito, a única maneira de ter dinheiro é administrando-o corretamente. Vou passar aqui um simples plano que pode te ajudar muito se você o seguir.
70% - Gaste com suas despesas (Água, Luz, Telefone, aluguel).15% - Gaste na sua diversão, você merece, trabalha o mês inteiro, precisa de um pouco de diversão.10% - Investir dinheiro dá dinheiro, coloque em uma poupança ou faça algum outro tipo de investimento.5% - Guarde para imprevistos, uma hora isso pode te salvar.
Bom por enquanto é isso.
De nada adianta querer ganhar dinheiro ou já ganhar rios de dinheiro se você não o administra. O que acontece com qualquer empresa, grande ou pequena, que falha em administração? Sofre crises, colapsos e até mesmo, vai à falência. Mesmo que todas as teorias de administração de dinheiro pareçam óbvias, eu particularmente não conheço ninguém que administre o dinheiro. Eu era uma dessas pessoas até o ano passado, sendo que após algumas leituras passei a seguir isso rigidamente. E os resultados se mostram positivos.
O que quer dizer “administrar o dinheiro”?É você ter controle do dinheiro que entra e sai…Assim como uma empresa tem sua contabilidade, o lado financeiro pessoal também deve ter. Assim como uma empresa administra os recursos em segmentos e projetos, uma pessoa também o deve fazer.
Nesse caso é saber sempre o que você tem em “caixa”, o que pode e o que não pode gastar em algo, o que receberá, e assim vai.
O livro Os Segredos da Mente Milionária, o qual comentei e rapidamente analisei no meu post anterior, contém um esquema perfeito de administração financeira (aliado ao conteúdo análise da psicologia financeira de cada pessoa).
Mas, eu não estou seguindo apenas esse livro. Como disse, a minha administração começou esse ano, por meio de várias leituras, e com esse livro eu pude compilar uma forma, que pelo menos para mim está sendo eficaz.
Composição
Saiba e anote tudo o que você gasta e recebe. Nesse caso, eu utilizo desde Maio de 2005 o programa Microsoft Money. Tudo que gastei e ganhei desde Maio de 2005 eu tenho anotado. Eu ando com um Palm, portanto assim que gasto R$ 0,10 que seja, eu já anoto no Palm, para quando chegar em casa, passar para o Microsoft Money.
Mas eu não tenho Palm nem MS Money!Não se preocupe! Tenha um bloquinho e uma caneta sempre em mãos (na sua bolsa, mala, etc) e sempre anote seus gastos ou pelo menos tente memorizá-los para quando for passar para o computador.
Uma alternativa ao MS Money é o próprio MS Excel. Colunas que você deve criar:Data - Recebedor - Valor - Notas e Data - Pagador - Valor - Notas.
E para ambos os casos, colocar coluna de totais. E separe para cada mês uma nova pasta! Futuramente irei colocar uma planilha modelo para download.
Saiba tudo que você tem a receber. Para isso, novamente o MS Money oferece suporte, mas o Excel pode resolver isso facilmente, basta você criar uma planilha: Data a Receber - Pagador - Valor - Notas. Nesse caso quando for por exemplo abrir algum financiamento ou dar algum cheque pré-datado saberá se terá condições futuras.
Bom, mas nada disso ainda caracteriza uma boa administração. É o primeiro passo para a administração pessoal do seu dinheiro. Agora o mais importante: saiba quanto gastar em cada uma das divisões de sua vida.
Traduzindo: separe seu dinheiro em percentuais para cada uma de suas necessidades.
O que seriam essas necessidades e divisões?Simplesmente sub-contas na sua conta atual, cada uma com certo percentual, de acordo com o que vai ser dirigido o capital.
O modelo de sub-contas que eu uso (mas equilibre de acordo com o que aspira e com sua situação atual):
Necessidades (30%): as necessidades básicas, pelo qual não há como repassar menos dinheiro, tal como taxas bancárias, alimentação, locomoção, estudos, etc.
Diversão (10%): eu enquadro nisso tudo que é relacionado a saídas, passeios, objetos, etc.
Instrução (10%): eu não incluo no estudo necessário, essa divisão é relacionada à minha instrução relacionada a finanças, mercado financeiro, vendas, liderança. Nisso entram livros, cursos, palestras, seminários e num futuro, consultores.
Projetos (20%): inclua aqui projetos para alguma atividade remuneradora secundária que você vá fazer.
Liberdade Financeira (20%): dinheiro destinado a investimentos destinados ao retorno no longo prazo, tal como ações e fundos.
Caridade (10%): entidades, ações sociais e ambientais.
Enfim, com essa divisão, você sempre estará ciente daquilo que você pode ou não pode gastar. Não sei explicar, mas eu passei a viver muito mais seguro e tranqüilo quando iniciei essa divisão e controle.
Por exemplo: digamos que você queira comprar uma televisão de Plasma, onde o valor varia de R$ 4.999,00 a mais de R$ 15 mil. Mas, você escolhe uma de R$ 4.999,00. Seu saldo atual (total) acusa R$ 6.500,00 e tem R$ 2.500,00 a receber mês que vem. Você pensa: dá para pagar tranqüilamente e à vista. Mas você começa a pensar em tudo que tem que pagar, além de outras necessidades que possam surgir e assim, perde horas pensando e dorme mal, devido a uma televisão. Se tivesse o controle de tudo que tem a receber, além da separação por sub-contas, saberia perfeitamente se pode comprar a TV ou esperar até a sub-conta diversão indicar R$ 4.999,00!
E como aplicar essas divisões?Novamente, através do mágico EXCEL. Simplesmente insira uma nova pasta na sua planilha, contendo colunas com suas sub-contas e percentuais desejados.
Mas eu tenho várias contas correntes e agora?Eu também tenho, além de dinheiro em mãos. Nesse caso, o MS Money separa tudo por contas. No Excel você pode criar várias planilhas, ou tudo numa mesma planilha, e cada pasta é uma conta, sendo uma outra pasta para os totais, e outra para as sub-contas.
Irei fazer modelos de planilhas para o que falei. Aguardem!
Gostou do artigo? Tem sugestões e/ou críticas?Vai utilizar o modelo? Por favor, COMENTE! Eu preciso saber.
OBS: a sub-conta diversão pode ser zerada sem problemas, que não afetará nada sua renda. Por isso a existência dela. Quer você comprar um sorvete, quer você viajar para o exterior, e a conta se encaixa nisso? Zere-a e realize seu desejo! Sua saúde financeira permanecerá em estado inalterado.
Terminar o mês com dinheiro no bolso é uma das dificuldades de muitos jovens brasileiros. Os motivos dessa falta de verba são variados, entre eles encontramos as falhas no planejamento mensal e os gastos excessivos.
Uma boa educação financeira fará com que uma pessoa saiba gastar seu dinheiro sem problemas. Para isso é necessário que se ensine a poupar e a não precisarem de ajuda de terceiros para liquidarem dívidas.
Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Ipsos em dezembro de 2007, 38% dos brasileiros dão preferência aos empréstimos e financiamentos no decorrer do ano.
Os jovens são alvos de dívidas e gastos desnecessários. É preciso tomar cuidado e separar uma quantia mensal para possíveis imprevistos.
Aproveite seu início de carreira e comece desde já a traçar metas para sua vida financeira. Lembre-se da necessidade de gastar corretamente e poupar para investir no seu futuro.